top of page

 Avaliação Psicológica

     A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de de um conjunto de técnicas e instrumentos, diversos processos psicológicos presentes numa determinada pessoa num determinado momento. Uma avaliação psicológica pode demorar em média duas a três sessões.

 

       Num primeiro momento de uma avaliação psicológica é realizada uma entrevista durante a qual o psicólogo obtém informações sobre os motivos que levam a pessoa a solicitar uma  avaliação psicológica, assim como dados da história de vida que possam contribuir para o processo de avaliação (vida afectiva, familiar, profissional, etc). Durante a entrevista o psicólogo vai recolhendo informações ao nível da observação do comportamento, adequação social, qualidades do pensamento e linguagem.

 

     Numa segunda fase são utilizadas algumas ferramentas tais como testes de inteligência, aptidões e funções cognitivas, testes de personalidade, entre outros instrumentos de avaliação do funcionamento emocional. Estes instrumentos estão devidamente validados estatisticamente e adaptados à população portuguesa e procuram descrever com objectividade aspectos importantes do funcionamento psicológico (cognitivo, emocional, comportamental) de uma pessoa num dado momento.

    Posteriormente, é entregue um Relatório de Avaliação Psicológica que apresenta os principais resultados e conclusões da avaliação psicológica. Este documento constitui uma síntese integradora e significativa de aspectos importantes do funcionamento psicológico (cognitivo, emocional, comportamental), apresentando estratégias de intervenção adequadas para o sujeito examinado. Nesta última fase, o psicólogo ajuda o cliente na compreensão global dos resultados obtidos e esclarece qualquer dúvida que possa surgir.

bottom of page